5 dicas que você precisa saber pra pular corda do jeito certo.

#1 Apesar de ser mais leve que corrida, é um exercício de impacto.

Se você está um pouco acima do peso e seu objetivo for mesmo emagrecer, e além disso não tem problemas nas articulações ou no coração, pode praticar. Mas, no caso de obesidade, é melhor consultar um médico, pois pular corda exige bastante do sistema cardiovascular, musculatura, articulações e ossos, mesmo sendo mais leve que uma corrida básica.

#2 Ficar atento à postura corporal, ambiente e tênis.

Pular corda, especialmente com Mov Speed Rope, é um dos exercícios mais fáceis, práticos e baratos do mundo. Mesmo assim, tem gente que faz errado. Fique atendo para o tênis que vai calçar, pois ele precisa absorver bem o impacto, e também procure praticar em piso macio, como grama e carpete. Mantenha sempre o corpo ereto, olhando pra frente, com as pernas retas, sem sobrar os joelhos enquanto pula.

#3 É possível combinar diferentes tipos de treino, de acordo com seu objetivo.

Uma atividade intervalada é ideal para queimar mais calorias. Pule 30s em velocidade baixa, aumente nos próximos 30s e, nos últimos 30s, dê o seu máximo. Descanse por 30s e repita. 10min para iniciantes e 30 para avançados. Você pode também combinar o Single Under (quando a corda passa uma vez sob você) e o Double Under (quando ela passa duas vezes sob você).

#4 Defina sua meta e controle o treino.

Para quem deseja apenas emagrecer, pular corda com Mov Speed Rope por si só pode ser uma solução. Mas, como trata-se de um exercício aeróbico, como correr ou pedalar, não é ideal para quem deseja ganhar massa. Neste caso, é preciso intercalar com a musculação. E, como mexe com as articulações, quadril, joelhos e tornozelos, é ideal pra quem pratica esqui, futebol, basquete e tênis.

#5 Atenção à dieta pré-treino e ao nível de desafio para o corpo.

Como toda atividade física, especialmente as que exigem do coração, é sempre necessário comer algum carboidrato ou fruta 1h antes de pular corda. E, quando perceber que seu treino se tornou enfadonho ou fácil demais, experimente pular de uma lado para o outro, fazer um 8 com a corta na sua frente enquanto pula ou ainda combinar com polichinelos. Acrescente a isso a sua playlist favorita e queime calorias ainda mais fácil.

 

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